Metroviários podem parar por tempo indeterminado em Recife

Os metroviários do Recife, em situação de greve desde o dia 22 de julho, decidiram paralisar as operações do Metrô Recife a partir das 22h desta segunda-feira (23). A decisão foi tomada após o corte dos benefícios da categoria, ocorrido na última sexta (20).

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Lenival José de Oliveira, a categoria aprovou a paralisação em uma reunião realizada na quinta-feira passada (19), mas não deflagrou o movimento imediatamente pois a legislação prevê um prazo de 72 horas após o anúncio. Ele justificou a greve como uma tentativa de restabelecer as negociações com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após ter encaminhado um documento com nove cláusulas das 42 negadas, propondo a reabertura da mesa de negociações e a devolução de benefícios suspensos desde a interrupção da negociação, como os tickets de refeição e auxílio-creche do mês de setembro.

Está marcada para as 18h desta segunda (23) uma nova assembleia com os metroviários, que poderá oficializar – ou não – a paralisação. O sindicato afirma que, caso haja a reabertura das negociações com a categoria, a paralisação poderá ser suspensa. Se não houver nenhum tipo de sinalização por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trens do Recife irão parar por tempo indeterminado.

“A empresa afirma que as negociações cessaram por nossa causa, mas não é verdade. Nós enviamos um documento com nove das 42 cláusulas de reivindicação negadas para tentar reestabelecer as negociações, mas em troca tivemos a suspensão de todos os benefícios, como plano de saúde, tíquetes de refeição, auxílio creche, auxílio doença, entre muitos outros direitos”, disse o diretor de Imprensa do Sindicato, Diogo Morais.

Os trens funcionarão em regime de manutenção dos serviços essenciais, com operação de 30% dos serviços, apenas nos horários de pique – das 05h30 às 08h30 e das 17h30 às 20h30. A Linha Sul (trem diesel) também entra no esquema.