Na terça bancários tem negociação com a Fenaban

Bancários de todo o país se mobilizam nesta terça-feira (24/08) para a primeira rodada de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O presidente da Federação dos Bancários, Emanoel Souza, representa os trabalhadores da Bahia e Sergipe.

Na pauta, reivindicações de saúde e condições de trabalho. Os trabalhadores cobram uma posição firme dos banqueiros com relação ao fim do assédio moral e das metas, rotina nas agências de todo o Brasil.

O Sindicato dos Bancários da Bahia entende que é preciso, antes de tudo, promover melhorias na qualidade de vida das pessoas. Só com um ambiente de trabalho saudável, sem pressão, é possível ter funcionários satisfeitos e oferecer atendimento de qualidade.

Os bancários não vão aceitar um acordo sem a construção de alternativas que modifiquem a atual realidade do funcionário do sistema financeiro. Saúde e condições de trabalho estão entre as principais preocupações da categoria.

Na Bahia, os empregados contam com o apoio e suporte dos Departamentos de Saúde e Jurídico do SBBA que oferecem orientação e contam com pessoal para prestar atendimento especializado, caso necessário.

Isonomia é prioridade nos públicos

Os funcionários do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste têm uma importante luta durante a campanha salarial: garantir a igualdade de direitos entre novos e antigos funcionários. O assunto deve ser um dos temas centrais nas discussões especificas das organizações públicas.

A isonomia é pauta de diversas manifestações dos bancários, que pressionam o Congresso Nacional para a aprovação do Projeto de Lei número 6559/05. O PL, de autoria dos deputados federais Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Inácio Arruda (PCdoB/CE), resgata as conquistas retiradas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

No governo do tucano, o Conselho de Coordenação e Controle das Estatais (CCE/DEST) criou resoluções que discriminam os empregados admitidos após 1998 e retiram diretos básicos como o adicional por tempo de serviço (anuênio), licença prêmio e tíquete para aposentados.

A situação mantém nas agências funcionários com trabalhos iguais e direitos diferentes. Os bancários sabem que a campanha salarial é o melhor momento para colocar o tema em destaque. (EC)

Encontro

Na quarta-feira (25/08), acontece o encontro dos delegados sindicais da Caixa, em Vitória (ES). Uma palestra será ministrada pelo representante da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e da Comissão dos Empregados sobre Isonomia e negociações específicas, Augusto Vasconcelos.