CTB e movimentos populares realizam lavagem da escadaria da Prefeitura de Salvador

A CTB-BA realiza manifestação contra a corrupção denunciada na SUCOM, nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, com a lavagem da escadaria da Prefeitura de Salvador, na Praça Municipal. O ato contará com a presença das tradicionais baianas, faixas, bandeiras e um carro pipa.

A central está convocando sindicalistas, lideranças do movimento popular de Salvador, e os trabalhadores em geral, para condenar as negociatas, denunciadas pela ex-secretária municipal de Planejamento, Kátia Carmelo, e veiculada no jornal A Tarde, de que integrantes da Superintendência de Controle do Solo (Sucom) e empresários do setor imobiliário estariam envolvidos no uso irregular de transcons em empreendimentos da orla marítima de Salvador. Prática que teria causado um prejuízo de cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos.

Loteamento da cidade

As irregularidades, segundo a ex-secretária municipal, são frutos do loteamento da cidade, que começou após a entrada em vigor do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado de forma irresponsável na madrugada de 28 de dezembro de 2007.

A CTB participou ativamente da campanha e manifestações contra a falta de debates sobre o PDDU, que abriu brechas para construção de prédios, sem avaliação de impactos ambientais, em áreas como a Paralela e Orla Marítima. O reflexo desta falta de debates é visível com o caos na mobilidade urbana e no clima da capital baiana.

Agora, com a denúncia das transações da Transferência do Direito de Construir – Transcon, envolvendo empresários e a Prefeitura, a CTB exige apuração minuciosa dos fatos e responsabilização dos culpados, com a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Vereadores.

Por Kardé Mourão, colaboração Eliane Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.