Jornalista do Pará acusa coligação de Simão Jatene de censurar blog

A jornalista Franssinete Florezano acusa a coligação Juntos com o Povo, que apoia o candidato ao governo do Pará pelo PSDB, Simão Jatene, de censurar seu blog. A coligação entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do Pará pedindo a exclusão de um post que trata de sondagem sobre as intenções de voto em Jatene. Caso o post não fosse excluído, a blogueira estaria condenada a pagar multa de R$106.410,00. A liminar foi concedida pela juíza Ezilda Pastana Mutran.

No texto, Franssinete esclarecia que a sondagem não se tratava de pesquisa oficial, e apontava Jatene à frente na disputa em 2 pontos percentuais. De acordo com a jornalista, os números divulgados faziam parte de uma sondagem interna do PT.

A jornalista apagou o texto e, em sua defesa, alegou que a representação não cumpriu os requisitos para ser aceita, como ser apresentada em duas vias e relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias.

Franssinete também afirma que não ofendeu Jatene ou a coligação. “Não houve ofensa, nem comentário desairoso. Inexistiu dano ou fato que pudesse dar ensejo a qualquer reparação. Exerci apenas e tão-somente o direito à informação, à liberdade de imprensa e à livre manifestação do pensamento, como jornalista e cidadã, o que por si só já se constitui excludente de ilicitude, cristalina que é a ausência de má fé e a total impossibilidade de o post ter influenciado de maneira negativa as intenções de voto ao candidato Simão Jatene”, escreveu em seu blog.

A coordenação da campanha de Jatene nega censura e alega que a blogueira não poderia publicar uma pesquisa não-oficial, sem o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e sem o nome do instituto que realizou o estudo. De acordo com a coordenação, a decisão tem respaldo jurídico.

Fonte: Portal Comunique-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.