Privatização de TV pública preocupa Sindicatos na Espanha

Na Espanha as rádios e TVs públicas também sofrem ataque dos governos com orientação neoliberal. A secretária geral do Partido Popular, María Dolores de Cospedal, propôs a privatização da Rádio e Televisão pública de Castilla-La Mancha, assim como o presidente do partido, Mariano Rajoy, anunciou a proposição de um projeto no Congresso para dar liberdade às Comunidades Autônomas sobre a gestão das rádios e televisões públicas, o que permitiria a privatização.

A Federação de Serviços da UGT (FeS-UGT), organismo sindical que reúne os trabalhadores dos meios de comunicação protestou contra essa posição e defendeu o caráter público da emissora, a estabilidade dos trabalhadores, as condições de trabalho e o aumento da produção própria.

Segundo comunicado da Federação, “somente assim se pode garantir que a informação seja rigorosa, plural e verídica”.

Os dirigentes do Partido Popular, afirmam os sindicatos, estão preocupados com a criação do Conselho Audiovisual, órgão que impediria a manipulação política d as rádios e televisões das comunidades por parte de seus governantes.

Leia a matéria completa, publicada em 6 de setembro, no site Periodistas em espanol,