Sintracom protesta nesta 6ª feira contra morte de trabalhadores em Salvador

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado da Bahia – Sintracom, filiado à CTB, realiza nesta sexta-feira, 10/09, manifestação em frente ao canteiro de obras do condomínio de luxo Le Parc, na avenida Paralela, para exigir segurança no ambiente de trabalho e homenagear três colegas acidentados quarta-feira, dia 08, sendo dois mortos, quando despencaram de um prédio de 16 andares junto com uma grua, ao desmontarem o equipamento, e foram esmagados.

O enterro de Leandro Marcos Cardoso, 27 anos, ocorreu nesta quinta no cemitério Bosque da Paz, em Salvador, com a presença de muitos colegas e dos diretores do Sindicato. O corpo de Roberto Robson seguiu para Sergipe, seu estado natal. Ambos eram auxiliares de mecânico e trabalhavam para a empreiteira Tecnotrave, contratada pela empresa principal Austrália, do grupo da empresa Andrade Mendonça. Adilson do Nascimento, da empresa Austrália, que se encontrava no solo e ao ver o equipamento desabar correu para se salvar, mas teve as pernas quebradas e encontra-se internado.

Segundo o diretor de Saúde do Sintracom-BA, Erisvaldo Pereira, que acompanhou o resgate dos corpos e a fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, SRTE (ex-DRT), que foi acionada pela direção do Sindicato,  a manifestação seria nesta quinta, mas “a empresa dispensou os operários, por isso vamos realizar sexta, dia 10, mais uma vez para reafirmar que o Sindicato exige que as empresas do setor que mais cresceu no Brasil invistam em segurança, e se sensibilizem com a vida humana.”  Erisvaldo afirma que só este ano já ocorreram em Salvador, 76 acidentes com 6 mortes, e que a entidade já fez diversas denúncias sobre a falta de segurança no trabalho no Le Parc onde já aconteceram muitos acidentes.  O empreendimento tem 18 torres e circulam pelo local cerca de cinco mil trabalhadores. sdc10120

Segundo Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia, a central estará presente ao ato nesta sexta, e atribui o alto índice de acidentes ao descaso das empresas com a vida humana, pois só pensam no lucro, e esquecem de investir seriamente em segurança no trabalho. “A morte de dois trabalhadores jovens e um acidentado nos choca muito, e serve mais uma vez de exemplo triste para a sociedade reconhecer as denúncias do sindicato de que os patrões da construção civil são intransigentes e não reconhecem que é necessário se investir mais na qualidade do ambiente de trabalho, distribuição dos equipamentos de segurança, e, sobretudo, ter respeito à vida humana.” Concluiu.

A direção do Sintracom Bahia convocou os operários do Le Parc, a sociedade em geral para o ato de protesto e em memória dos dois operários mortos, a partir das 6 horas desta sexta-feira, 10/09, em frente à entrada do Le Parc.

Por Kardé Mourão e Ascom do Sintracom Bahia