Currículo escolar na Bolívia terá política contra o racismo

O ministro da Educação boliviano, Roberto Aguilar, afirmou neste domingo (12) que deverão ser incorporadas ao currículo escolar políticas contra a discriminação e o racismo, como uma forma de prevenir essas formas de exclusão e para fomentar os princípios e valores bolivianos.

“No contexto da educação, e do ponto de vista constitucional, estamos analisando incorporar os componentes contrários à discriminação e ao racismo como princípios e valores de todos os bolivianos”, afirmou em entrevista à ABI (Agência Boliviana de Informação).

Aguilar explicou que serão implementados programas curriculares e extracurriculares, através de uma série de atividades “que mostrem que um dos princípios fundamentais é o respeito”.

Crescimento do racismo

Em 2009, um estudo feito na Bolívia indicou que 66% dos bolivianos considera que as práticas racistas no dia a dia se acentuaram nos últimos anos. A avaliação, realizada pela empresa Ipsos Apoio Opinião e Mercado, revelou ainda que as pessoas questionadas atribuíam o aumento do racismo ao “crescimento do ódio” entre cidadãos do leste e do oeste do país (11%), à “distinção do governo entre leste e oeste” (10%) ou à “gente rica, que se crê superior à pobre” (5%).

As mais discriminadas são as mulheres indígenas e pobres, segundo afirma a pesquisa. De acordo com Mencias, em geral, as práticas racistas estão associadas à origem étnica, à condição econômica e ao sexo, por isso as mais discriminadas são as mulheres pobres e indígenas.

Fonte: Opera Mundi