Trabalhadores da Penalty/Itabuna estão parados

Desde às cinco horas da manhã desta terça-feira (14), os operários e operárias da fábrica Penalty, de Itabuna estão com as atividades paradas exigindo da fábrica critérios justos para a conversão da Cesta Básica em Ticket Alimentação. A mudança está prevista em Convenção Coletiva como resultado da campanha salarial passada.

A categoria exige o Ticket Alimentação no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) para todos, porém a empresa está oferecendo valores escalonados entre R$ 20,00 (vinte reais) a R$ 70,00 (setenta reais), que não contempla as necessidades dos trabalhadores. Além disso, a Penalty utiliza critérios injustos para o pagamento do benefício, ou seja, atrela o recebimento ao cumprimento de metas inatingíveis e para quem apresenta atestado médico ou possui falta considerada legal o pagamento é vetado.

“Os operários e operárias da Penalty de Itabuna exigem mais respeito por parte da fábrica na negociação com o Sindicato acerca da conversão da Cesta Básica para o Ticket Alimentação. Os valores e os critérios não são justos e a categoria está parada protestando contra a postura da empresa”, denuncia Jéser Cardoso, presidente do Sintratec.

Ainda segundo Jéser, a qualquer momento a fábrica da Penalty, em Itajuípe, também pode ter as atividades paralisadas.

Fonte: SINTRATEC – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia