Metalúrgicos e montadoras do ABC paulista não chegam a acordo sobre reajuste salarial

Terminou sem acordo, na última quarta-feira (15), as negociações entre as montadoras e os metalúrgicos sobre reajuste salarial. Uma nova rodada de negociações foi marcada para esta quinta-feira. Pelo menos por enquanto, os trabalhadores desistiram da greve – uma assembleia foi agendada para o sábado, dia 18, às 10h.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que qualquer decisão sobre uma eventual greve será tomada somente depois do final das atuais negociações. Os petroleiros entregaram em reunião nesta quarta-feira à direção da Petrobras suas reivindicações salariais. A companhia havia oferecido repor a inflação pelo IPCA, de 4,5%, e aumento real de até 2%, bem menos que os 10% exigidos pelos petroleiros.

Também não houve avanço na reunião desta quarta-feira entre os bancários e representantes dos bancos, que voltam a se sentar nesta quinta-feira para continuar as negociações em São Paulo.

Até agora, entre as montadoras, somente a General Motors fechou acordo com os trabalhadores. Depois de muita pressão, os trabalhadores conseguiram elevar o reajuste de 7% para 9%. O índice representa a reposição da inflação pelo INPC nos últimos 12 meses, mais aumento real de 4,52%. O mesmo acordo vale para os trabalhadores da fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Com informações das agências