Sindiagua comemora 27 anos de atividade no Ceará

O Sindiagua (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará) realiza hoje à noite (17 de setembro) um encontro alusivo aos 27 anos de fundação da entidade. O evento vai reunir funcionários, colaboradores e aposentados do setor de saneamento do Estado do Ceará. “São 27 anos de uma trajetória de muitas lutas e conquistas importantes, entre elas a não privatização da água, que garantiu que a Cagece permanecesse até hoje como uma empresa pública a serviço da população”, relembra Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua e presidente da CTB-CE.

Na ocasião, será realizada a entrega da premiação aos vencedores do Campeonato de Futebol Society do Sindiagua. O evento acontece no Clube Gresse (Av. Borges de Melo, 1881) a partir das 18:30h.

Sobre o Sindiagua

Com 27 anos de existência, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) surgiu a partir da necessidade dos trabalhadores de criar uma entidade que os representasse e defendesse seus interesses. Em 1983 nasceu a Associação dos Trabalhadores da Cagece de Fortaleza, que em assembléia geral ocorrida em setembro de 1984, seria transformada em sindicato, seguindo, desde o princípio, uma trajetória de lutas e desafios. A formação da sua primeira diretoria teve como presidente o engenheiro químico e ex-deputado federal e vereador de Fortaleza, Sergio Novais.

Após sua fundação, os passos seguintes da entidade classista foram defender realização de concurso público e a implantação de um Plano de Cargos e Salários na Cagece, conquistados respectivamente em 1985 e 1987. Ao longo de sua trajetória, o Sindiagua liderou greves históricas. Em sua primeira paralisação, obteve um reajuste de 50% dos salários dos trabalhadores. Barrou, em 2000, a ameaça do Plano de Demissão Voluntária (PDV) e atuou, com firmeza, na defesa dos trabalhadores do saneamento no Interior do Estado, denunciando descasos de prefeituras com os trabalhadores.

Em nível nacional, o Sindiagua foi pioneiro na luta contra a privatização da água, sendo grande responsável por manter a até hoje Cagece como uma empresa pública e uma das maiores companhias de abastecimento de água do País. Foi no período mais intenso do neoliberalismo que o Sindiagua conseguiu impedir várias tentativas de privatização da Cagece, entre elas a da Estação de Tratamento de Água localizada no açude do Gavião. Mais recentemente, denunciou o avanço da iniciativa privada sobre o serviço de abastecimento de água e esgoto em Maracanaú.

Com uma rica trajetória de lutas a favor dos trabalhadores, o Sindiagua representa, hoje, cerca de 1.500 pessoas da Capital e Interior, empregados associados da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), da Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos), dos Saae’s (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Saaec (Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato).