Bancários podem entrar em greve na próxima semana no Pará

As negociações entre banqueiros e bancários ainda não teve resultado. Membros do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá tedem a entrar em greve nos próximos dias por não ter avanço nas negociações com os representantes de bancos. Entres as reivindicações da categoria estão um reajuste salarial de 11% e a valorização do pisos salariais.

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na última quarta-feira (16) fechando a quarta rodada de negociações sem que os banqueiros tenham apresentado proposta alguma. A próxima assembleia será no dia 22 de setembro e em caso de suas reivindicações não forem atendindas, deflagarão greve nacional. “Por enquanto as negociações estão nos levando para a greve”, revela o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Gilmar Santos.

Segundo o diretor parar a rotina de trabalho dos bancários paraenses não dependem da reunião do Conselho Nacional. “O conselho nos deu autonomia para decidir sobre a greve, é uma orientação que nos deram”, comenta.

Nesta sexta-feira (17), às 19h, a presidente do Sindicato dos Bancário do pará e Amapá, Rosalina Amorim, se reunirá com a categoria para informar que não houve avanços em relação aos bancos.A reunião não tem caráter decisivo.

REIVINDICAÇÕES

O reajuste de 11%, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), valorização dos pisos salariais, elevação dos auxílios refeição/alimentação e creche/babá, combate às metas abusivas, fim do assédio moral, plano de carreiras, cargos e salários em todos os bancos, proteção ao emprego, mais contratações, auxílio-educação e segurança contra assaltos.

Confira o calendário de negociações dos bancários:

Dia 21 – Dia nacional de luta

Dia 22 – Negociação com a Fenaban