Comerciários de Itabuna marcam primeira rodada de negociações da campanha salarial

Foi dado o pontapé inicial da Campanha Salarial 2010/2011 dos Comerciários de Itabuna, na Bahia. A categoria compareceu em bom número à assembléia convocada pelo Sindicato para apreciação da pauta de reivindicações que será apresentada ainda esta semana ao segmento patronal. Como em anos anteriores, os comerciários e comerciárias exigem a valorização do salário da categoria.

“O comércio vem batendo recordes de crescimento na Bahia e no Brasil e queremos nossa fatia desse bolo”, disse Gilson Costa, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, que dirigiu os trabalhos da assembléia. E é nesse sentido que o slogan da campanha foi escolhido: Respeite Quem Faz o Comércio Crescer.

Dentre os principais pontos da pauta estão o reajuste salarial de 12%, redução da jornada de trabalho, auxílio-creche de R$ 75,00, auxílio-refeição, participação nos lucros, disciplinar a prática da comissão definindo um percentual para os trabalhadores.

Nesta campanha salarial os comerciários continuam reivindicando a valorização do piso salarial. “Já não é novidade prá ninguém que o comércio varejista vem batendo recordes de crescimento na Bahia e no Brasil ano após ano. Por isso o slogan de nossa campanha salarial é Quem faz o Comércio Crescer Merece Mais Valor”, destacarma os dirigentes.

A categoria também reivindica que a prática da comissão seja disciplinada, com definição de um percentual para os trabalhadores. Balconistas de farmácias, por exemplo, não sabem o percentual que receberá. Segundo apuração feita pelo sindicato, as empresas mudam os valores das comissões como bem entendem, já que esse tipo de pagamento não está previsto em nenhuma lei trabalhista ou na convenção coletiva da categoria.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Itabuna