Lixeiros de Buenos Aires articulam greve e exigem melhorias para voltar ao trabalho

O governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, poderá declarar hoje (19) situação de emergência sanitária na capital argentina, uma vez que toneladas de lixo se acumulam pelas ruas da cidade desde a noite de domingo (17) e já colocam em risco a saúde da população. Na maioria dos bairros de Buenos Aires, os sacos de lixo rasgados atraem ratos e baratas para as calçadas, além de exalar mau cheiro.

O acúmulo do lixo deve-se a uma greve dos funcionários da Coordenação Ecológica – Área Metropolitana – Sociedade do Estado (Ceamse), órgão que administra o transporte, tratamento e descarte do lixo residencial e industrial. Os trabalhadores fecharam os três aterros sanitários da capital argentina.

Na manhã de hoje, segundo informações do governo da província, Scioli cancelou compromisso que tinha com a presidente Cristina Kirchner na cidade de Mercedes para tentar uma solução com a entidade que reúne os grevistas da Ceamse. Os atuais 1,4 mil funcionários do órgão reivindicam a contratação de mais 2 mil empregados e a construção de novos aterros, pois os existentes estão no limite de sua capacidade.

Em agosto de 2008, o governador Daniel Scioli e o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, se comprometeram em atender a essa reivindicação dos trabalhadores. No entanto, de acordo com o secretário-geral da Ceamse, Jorge Mancini, a demora na resposta aos pedidos dos trabalhadores pode indicar que a empresa está a caminho do fechamento, o que provocaria desemprego. Hoje pela manhã, o prefeito Macri disse que a situação tem de ser resolvida pelo governo da província de Buenos Aires porque a Ceamse está sob sua jurisdição. “Não temos nada a ver com o problema e esperamos que ele seja resolvido o mais rápido possível”, disse Macri.

Nesta segunda-feira (18), apesar da greve, uma operação especial com 200 trabalhadores recolheu o lixo em alguns locais de Buenos Aires, onde a situação é mais crítica. Alguns caminhões foram usados como reservatórios temporários para o lixo recolhido na operação. Um comunicado do governo divulgado hoje pela manhã informa que em breve será feita uma desinfecção das ruas da cidade com um “bactericida de largo espectro, em proporção adequada para não provocar danos às pessoas e aos animais”. A greve dos trabalhadores da Ceamse afetou também a cidade de La Plata.

Com informações da Agência Brasil