Sem proposta, funcionalismo público de Unaí (MG) completa dez dias em greve

Os trabalhadores em serviços públicos do Município de Unaí, cidade localizada no interior de Minas Gerais, completam nesta terça-feira (19) dez dias em greve sem uma porposta concreta da prefeitura. De acordo com o Sindicato da categoria, é reivindicado o reajuste de 5,22%, o pagamento da segunda parcela do 13º salário atrasado desde 2009, as hora-extras das enfermeiras já conquistadas na justiça, entre outros pontos.

A categoria também reivindica a aplicação da progressão salarial, conforme determinado pela Lei Municipal 2.080, de 2003,  também chamada de  Estatuto do Servidor. A lei garante o reajuste anual,  mediante avaliação de produtividade e disponibilidade financeira.

Para Adair Mendes de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Uniaí – filiado à CTB -, o quadro é preocupante já que os grevistas estão sofrendo assédio moral e constantes ameaças de demissão. “Eles mandam e-mails, telefonam para a casa dos médicos ameaçando com demissão caso não voltem ao trabalho”.

Na ultima sexta-feira (15), os trabalhadores participaram de uma reunião com representantes da prefeitura, mas não houve consenso. “Eles não se comprometeram com nada. Falaram que pagam se a folha baixar. Precisamos de certezas. Se eles nos darem um data exata o para o pagamento, a gente espera. O que não podemos é ficar nessa incerteza”, afirmou Mendes.

Essa é a primeira greve realizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Unaí, legalizado há 4 anos. Uma associação de servidores funciona desde 1.987.  De acordo com o sindicato, Unaí tem cerca de 1.800 servidores efetivos, além dos 2.400 terceirizados.

Ficha corrida

Para o sindicalista, que conta com o apoio da CTB da região, os trabalhadores não podem continuar sob os “mandos e desmandos” do prefeito Antério Mânica (PSDB).

O prefeito (foto acima), que responde na Justiça por homicídio qualificado contra três auditores fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho em 2004, tem novamente figurado na mídia. Recentes denúncias, dão conta que Antério Mânica tem sido constantemente flagrado fazendo uso do carro oficial em campanha eleitoral para José Serra, em Belo Horizonte.

Portal CTB