Audiência na SSP cobra elucidação de assassinatos de comunistas na Bahia

O presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida, Geraldo Galindo e Eder Galindo – familiares de Catarina Galindo e Paulo Colombiano – se encontraram com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, nesta quinta-feira (14) para cobrar agilidade na apuração do assassinato do diretor do Sindicato dos Rodoviários e da secretária do PCdoB. Os dois foram mortos a tiros no dia 29 de junho, quando chegavam em casa no bairro de Brotas, em Salvador.

Durante o encontro, o presidente do PCdoB pediu informações sobre o andamento das investigações e cobrou maior agilidade na apuração dos fatos e punição dos responsáveis pelo duplo assassinato,ocorrido a mais de três meses.

O secretário de Segurança informou que a Polícia está empenhada e fazendo todos os esforços para chegar aos culpados pelas mortes, que segundo a SSP tem todas as características de um crime de mando. Afirmou ainda que tem sido cobrado pelo próprio governador Jaques Wagner para que este crime não caia no rol da impunidade.

Ainda de acordo com César Nunes, os delegados envolvidos nas investigações têm se reunido com freqüência para fechar o cerco aos criminosos. “A Polícia está fazendo diligências em várias frentes e estamos otimistas para elucidar o caso”, disse Nunes, lembrando que recentemente dois assassinatos que pareciam insolúveis – o do ambientalista Antonio da Conceição Reis e a do jornalista Jorge Pedra – foram solucionados pela Polícia.

O secretário se colocou ainda à disposição da família e do PCdoB para quantas reuniões forem necessárias, a fim de fornecer informações sobre o andamento das investigações sobre o caso.

O diretor Tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, Paulo Colombiano, e sua esposa, a secretária do PCdoB Catarina Galindo, foram assassinados a tiros, no dia 29 de junho, quando chegavam em casa no bairro do Brotas. Testemunhas contam que dois homens em uma moto se aproximaram do carro do casal e fizeram os disparos. Desde então, familiares, amigos e companheiros de militância das vítimas fizeram várias manifestações cobrando a elucidação do caso e punição dos culpados.

Fonte: Eliane Costa