Na Bahia, Novelis nega CAT a metalúrgicos acidentados

Uma situação insustentável tem deixado os trabalhadores acidentados no prejuízo. É que a Novelis  não emite a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Atualmente, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia está sendo responsável pela emissão. Mas, de acordo com a Legislação, a empresa é que deveria disponibilizar o documento.

Para o Sindicato, com esse comportamento, a Novelis quer evitar o registro de acidentados, para não pagar o seguro e multa do INSS. De acordo com os dirigentes sindicais, mensalmente acontecem acidentes dentro da fábrica.

O sindicato afirma que lesões por Esforço Repetitivo são cada vez mais comuns, sendo, na maioria dos casos, necessária uma cirurgia. São trabalhos pesados, como levantamento de molas e limpeza das borras de alumínio e tantos outros. “Em todos esses acidentes, a empresa se nega a emitir a CAT. Que absurdo! Os trabalhadores que estiverem nessa situação devem procurar o Departamento Jurídico do Sindicato para buscar os direitos na Justiça”, afirma represnetantes da entidade.