CTB conquista reeleição nos Municipais de Campinas

Após nove meses de disputa, os trabalhadores em serviços municipais de Campinas mais uma vez foram às urnas para participar do processo que reelegeu a Chapa 1 – da CTB – para comandar o Sindicato da categoria (STMC) pelos próximos três anos.  O processo eleitoral acirrado, que se deu entre as quatro chapas (duas governistas), aconteceu entre os dias 19, 20 e 21 de outubro.

A apuração dos votos foi encerrada na madrugada de sábado (23), na Câmara Municipal, com a vitória da chapa 1,  que venceu a disputa com mais de 1,5 mil votos, dos quase 2600 votos válidos. A Chapa 3 obteve 438 votos, seguido da chapa 4 (380) e chapa 2 (223). O processo foi acompanhado de perto por representantes do judiciário e dirigentes das centrais CTB, CUT, Força, CGTB, entre outras entidades sindicais.

Transparência

Esta foi a maior eleição da história da entidade e com o maior número de servidores participantes. O pleito, adiado por duas vezes,  foi mantido na semana passada pela Justiça do Trabalho. A eleição foi adiada porque representantes da chapas adversárias entraram com ações judiciais suspendendo as eleições.

Entretanto, a chapa 1 conseguiu derrubar a liminar que impedia o início do processo eleitoral e assim as eleições tiveram início normalmente. “Não existiam motivos para duvidarem da transparência do processo, já que quatro chapas se inscreveram. Realizamos um processo democrático e transparente, sob a condução de uma Comissão Eleitoral, escolhida pela categoria, que agiu de forma irrepreensível e manteve uma conduta ilibada”, afirmou Marionaldo Fernandes Maciel, coordenador-geral da entidade reeleito.

Maciel, que também é dirigente da CTB nacional, criticou a interferência externa na entidade, alegando que o processo eleitoral conduzido pela comissão é orientado pelo estatuto social do sindicato e, segundo ele, as chapas governistas, desde o primeiro momento, pretenderam alterar as regras. 

Aprovação dos trabalhadores

Para Maciel, o resultado do pleito reflete a satisfação dos trabalhadores com a atual gestão. “Esse resultado acima de nos reconduzir ao comando da direção, reforça nossa responsabilidade com os trabalhadores. Não podemos apenas fazer bem. Temos a obrigação de fazer melhor na representação dos direitos classistas da categoria que ainda sofre com o assédio moral e a precarização das condições de trabalho. Vamos continuar lutando por  concursos públicos para renovação do funcionalismo, avanços no Plano de Carreira, entre outros pontos. Estamos lisonjeados e gratos, mas não podemos desconsiderar aumento de responsabilidade que esse resultado demanda”.

Com 5600 sindicalizados, o STMC é considerado um dos sindicatos mais importantes da região. Fundado em outubro de 1989, a entidade completou 21 anos de existência neste ano e desde sua criação, vem obtendo vitórias essenciais para a categoria. Uma das maiores vitórias foi a conquista da redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, que ocorreu em 1998.

Confira os números da eleição:

Votos válidos – 2557

Chapa 1 – 1516

Chapa 2 – 223

Chapa 3 – 438

Chapa 4 – 380

Votos em brancos – 111

Votos nulos – 110

Total de votos – 2778

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.