Em todas as empresas de autopeças que atuam em Camaçari e que fornecem para o Complexo Ford, como é o caso da Sian, Imbe, Thyssemkrupp, a jornada de trabalho de 40 horas semanais já estava sendo praticada. Só faltava a Resil aderir. E essa vitória veio depois de intensa luta do Sindicato junto com os trabalhadores.
O acordo da jornada de 40 horas foi assinado nesta terça-feira (26), mas já estava valendo na prática desde o dia 1º de outubro. “A vitória reforça o processo permanente de mobilização dos trabalhadores das empresas que fornecem peças para o Complexo Ford”, diz Júlio Bonfim, diretor do Sindicato.
O resultado mostra ainda como os sindicatos em geral têm conseguido avançar na questão da jornada, apesar de o governo federal, o congresso nacional e as centrais sindicais travarem uma intensa discussão sobre esse tema. Ainda não há uma lei que reduza a jornada, mas, na prática, diversas categorias, como os metalúrgicos, estão obtendo vitórias expressivas.