Ilhéus sedia Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau

Entre os dias 23 a 26, Ilhéus foi sede do 3º Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau.No ano passado, o encontro foi realizado em Amsterdã e contou com representantes ilheenses.

Durante o evento, que aconteceu no hotel Praia do Sol, os trabalhadores brasileiros trocaram experiência com os colegas da Holanda. Os principais temas debatidos durante o evento foram: mapeamento produtivo, automação, terceirização, precarização do trabalho, negociação coletiva e a inclusão de trabalhadores da Bélgica e Gana no projeto.

Além de participarem do encontro, os trabalhadores fizeram visita na fabrica da Barry Callebaut na área administrativa e refeitório foi a única empresa que permitiu a visita dos trabalhadores holandeses em sua área administrativa e refeitório, visita que não foi permitida pelas empresas  Cargill Agrícola ,ADM Joanes e Delfi Cacau Brasil, conheceram CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) onde participaram de uma palestra sobre as atividade da CEPLAC.

O encontro foi organizado pela TIE-Brasil ONG que trabalha com os sindicatos e trabalhadores brasileiros desde de 1986 e contou com o apoio dos Sindicatos: FNV da Holanda e o Sindicacau de Ilhéus.

O próximo encontro será realizado em abril de 2011 no Brasil e contara com a participação trabalhadores de Gana,Bélgica ,Holanda e Brasil.