Sindicato do Ceará mobiliza bancários em defesa dos bancos públicos

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou durante a última quarta-feira (27) um Dia de Luta em Defesa dos Bancos Públicos Federais e Contra a Privatização. Os bancários se concentraram pela manhã no coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira, em frente ao edifício da Caixa Econômica Federal. No final da noite, a movimentação aconteceu num dos principais cruzamentos do Centro da capital, em frente a unidade do Banco do Brasil da Praça do Carmo.

Os diretores da entidade foram unânimes em enfatizar a importância do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil e ressaltaram a necessidade da defesa dessas instituições como patrimônio da Nação e dos brasileiros.

Para a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Elvira Madeira, a Caixa Econômica é o principal agente das políticas públicas do governo federal. Ela lembrou que a Caixa é quem tem o menor juro e ajuda com investimentos no saneamento e infraestrutura. A diretora lembrou que a pedido do governo federal, foi a Caixa Econômica que ajudou as vítimas das enchentes no Sul e no Sudeste.

Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionário do Banco do Brasil, afirmou que os bancários não lutam apenas em defesa dos bancos públicos, mas também contra o retrocesso do projeto neoliberal que queria vender as instituições financeiras públicas do País. “A Caixa e o BB têm o papel de garantir o financiamento dos projetos sociais e que um dos objetivos também é aumentar o horário de atendimento à população. Temos que continuar lutando pelo fortalecimento desses bancos como principais fomentadores do crescimento do Brasil”, concluiu.