Greve inesperada paralisa aeroporto de Buenos Aires

Na madrugada, 400 tripulantes da empresa aérea LAN Argentina iniciaram uma greve que já afeta 30 voos internacionais e de carga; a paralisação foi decretada por tempo indeterminado.

Os brasileiros que chegam nesta segunda-feira (8) a Buenos Aires ou se preparam para viajar pelo interior da Argentina  poderão enfrentar muitos problemas no Aeroporto Internacional de Ezeiza, na capital. Na madrugada, 400 tripulantes da empresa aérea LAN Argentina iniciaram uma greve que já afeta 30 voos internacionais e de carga. A greve foi decretada por tempo indeterminado pelo sindicato da categoria.

Os empregados da empresa reivindicam o cumprimento dos horários de trabalho estabelecidos pela legislação, a revisão de salários e o atendimento a diversos convênios. Segundo a LAN Argentina, não há descumprimento da legislação trabalhista referente aos aeroviários. A empresa informou que está disposta a negociar e deve fazer uma reunião conciliatória na manhã desta segunda com os representantes do sindicato dos aeroviários. A LAN descartou qualquer motivação política para a greve.

O aeroporto internacional de Ezeiza registra transtornos desde quinta-feira (4), quando também começou a operar todos os voos que saem do Aeroparque Jorge Newberry. Localizado próximo ao centro de Buenos Aires, o aeroparque concentra todos os voos regionais, mas permanecerá fechado durante aproximadamente um mês para reforma.

Os administradores do aeroporto de Ezeiza previam domingo (7) que os voos estariam normalizados na manhã desta segunda. A inesperada greve dos tripulantes da LAN Argentina poderá provocar novo caos em Ezeiza, caso a reunião conciliatória não chegue a resultados satisfatórios.

A gravidade dos problemas ocorridos no aeroporto levou a Câmara dos Deputados argentina a convocar o secretário dos Transportes, Juan Pablo Schiavi, para dar explicações sobre o caos dos últimos dias. O depoimento está marcado para o próximo dia 16, mas poderá ser antecipado.

Agências