Em Itabuna funcionários da Fundação Marimbeta contraem tuberculose

Denúncias encaminhadas ao Sindserv dão conta de que três funcionários da Fundação Marimbeta, que tiveram contato com uma aluna que passou mal durante as oficinas promovidas pelo Sítio do Menor II, situado no Bairro Fonseca, contraíram a bactéria que causa a tuberculose.

A Fundação só encaminhou os funcionários para a realização de exames após muita pressão dos empregados. O fato se confirmou na última segunda-feira, dia 8 de novembro. Além disso, a entidade não custeou os exames dos funcionários, o que é uma irresponsabilidade, já que esta situação pode ser considerada como acidente de trabalho, e, portanto, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT, para salvaguardar os direitos dos trabalhadores envolvidos.

A Fundação Marimbeta tem o dever de comunicar aos pais dos alunos e a sociedade sobre o fato, sobretudo para os alunos que tiveram contato com a aluna, para que exames sejam realizados e também sejam tomadas as providências necessárias para a gravidade do caso.

Vale lembrar que ocorrências de contágios com doenças infectocontagiosas ocorreram anteriormente nos sítios administrados pela Fundação Marimbeta, como a escabiose, e a Fundação não se responsabilizou pelo tratamento. Os próprios funcionários atingidos arcaram com as despesas dos tratamentos.

O Sindsev  repudia o comportamento irresponsável da administração da Fundação Marimbeta e exige a imediata reparação para a aluna e os funcionários atingidos pela doença, bem como uma investigação rigorosa da 7ª Dires no local, além da comunicação aos pais dos alunos que estudam naquela unidade do Sítio do Menor.

Fonte: SINDSERV