Participantes de seminário definem compromissos para educação integral

Termina nesta sexta-feira (26), em Brasília, o Seminário Internacional Educação Integral em Jornada Ampliada: Desafios e Experiências para as Políticas Públicas em Diferentes Países. Está prevista para o encerramento do encontro a leitura da Carta de Brasília: Compromissos e Desafios para a Educação Integral em Jornada Ampliada no Brasil.

De acordo com a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, o documento trará um balanço das ações desenvolvidas nos últimos três anos no âmbito do programa Mais Educação, além de perspectivas para implementá-las em mais municípios brasileiros. O programa visa a contribuir para melhorar a aprendizagem, por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças e adolescentes nas escolas públicas, mediante a oferta de educação básica em tempo integral.

“A carta mostra um pouco do trabalho e uma reflexão sobre o programa Mais Educação. São elementos que permitem consolidar uma política de educação integral e jornada ampliada, preocupada não apenas em estender a grade horária, mas também em ampliar os espaços educacionais e os meios de interação que colaboram para o desenvolvimento”, destacou a diretora.

As primeiras escolas começaram a oferecer educação integral em jornada ampliada em 2008. Em 2010, 10 mil unidades de ensino receberam recursos do MEC para atender 2,2 milhões de estudantes em jornada ampliada. Em 2011, segundo Jaqueline Moll, a meta é que o programa chegue a mais 5 mil escolas com os menores índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Idebs), chegando à marca de 3 milhões de alunos atendidos.

O seminário começou na quarta-feira (24), com a participação de educadores, gestores e representantes de universidades públicas brasileiras, que trocaram experiências sobre a educação integral com especialistas da Coréia do Sul, Espanha, França, Inglaterra e Finlândia.

Fonte: Agência Brasil

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