Assédio Moral: Invensys para por respeito e dignidade

Mesmo debaixo de forte chuva, centenas de trabalhadoras e trabalhadores da Invensys, em Caxias do Sul, RS, paralisaram as atividades para protestar contra a falta de respeito promovida por superiores hierárquicos da empresa. As assembleias aconteceram na tarde de segunda-feira (29) e na manhã de terça-feira (30).

Sob aplausos, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos conversaram com os funcionários, relatando o que estava acontecendo e dizendo que providências seriam tomadas.

A chuva não intimidou as trabalhadoras e os trabalhadores que optaram ficar parados por uma hora a mais do que estava prevista a manifestação. O vice-presidente do Sindicato, Leandro Velho, perguntou se por causa da chuva forte não preferiam entrar para a fábrica. Em peso, os funcionários optaram por permancer mais tempo na assembleia. Foram 3 horas de paralisação em cada um dos turnos.

“Estamos aqui para que os trabalhadores sejam respeitados. Quem trabalha tem que ser tratado com dignidade,” afirmou Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

O Sindicato avisou durante as assembleias que entraria com uma ação contra a Invensys no Ministério Público do Trabalho e também levaria o caso ao conhecimento da OIT, Organização Internacional do Trabalho.

As denúncias de assédio moral na Invensys são constantes e envolvem uma série de ameaças e humilhações sofridas por funcionários.

Várias trabalhadoras subiram no caminhão de som do Sindicato para falar sobre os casos de  humilhação que vem sofrendo por parte de chefes, coordenadores e outros superiores. Todas
reclamaram das palavras de baixo calão e de outras formas de ameaças e de agressão verbal.

Fonte: Metalúrgicos de Caxias