Sindicalistas de todo o mundo debatem em Salvador as questões do ramo da construção

Um público vibrante, com cerca de 500 lideranças de trabalhadores do ramo da construção de 30 países da Europa, América Latina, Caribe e continente africano, se reuniu no início da tarde desta segunda-feira (6), no auditório do Hotel PortoBello, em Ondina, para a abertura do XV Congresso da UITBB – União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção, que acontece até a próxima quarta-feira (dia 08/12).

Participaram da abertura a diretora para Assuntos Internacionais da FETRACOM-BA, Lúcia Maia, o Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paulo César Lisboa, o representante da Nova Central Sindical (NCST), José Calixto Ramos, o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), os representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Batista Lemos (Nacional) e Adilson Araújo (Bahia), e diretores da UITBB e da Federação Sindical Mundial.

Nesta terça-feira (dia 07/12), haverá duas sessões especiais: às 14 horas, sobre trabalhadores migrantes, e às 16 horas, sobre igualdade entre mulheres e homens. O evento está debatendo também questões relacionadas à saúde e segurança, qualificação profissional e meio ambiente do trabalho. A expectativa é que seja definido um plano de lutas conjunto, principalmente em questões relacionadas à defesa da saúde, ações de combate aos acidentes de trabalho e a defesa da igualdade de gêneros.

Raimundo Brito, presidente do SINTRACOM-BA, entidade que apoia o evento, ressalta que os trabalhadores da construção da Bahia estão fazendo um dos maiores congressos do ramo, no mundo. “É muito interessante a troca de experiências e as discussões sobre os problemas da categoria, que são parecidos em todo o mundo, são coisas fundamentais para o intercâmbio de idéias, com possibilidade de ações conjuntas”.

O presidente da FETRACOM-BA, José Nivalto, chama a atenção para a importância deste evento, no momento político atual que estamos vivendo, quando, na América Latina, as forças conservadoras estão sendo substituídas pelo avanço, a exemplo do Brasil, Uruguai, Bolívia, Argentina e Venezuela.

O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – FETRACOM-BA, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA e do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo – SINDMAR.

A UITBB é uma união composta por Federações nacionais e Sindicatos de trabalhadores nas indústrias de construção, madeira, materiais de construção e atividades conexas. É filiada à Federação de Sindicatos Mundial (FSM) e conta atualmente com 50 entidades filiadas, em todo o mundo.

Fonte: Mery Bahia