Trabalhadores da Construção das Américas fazem Seminário em Salvador

O “Seminário de Educação Operária para Sindicalistas da Construção e da Madeira da América Latina” aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro, em Salvador, Bahia, com a presença de representantes de oito países. O Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, antigo filiado da FLEMACOM e da UITBB é organizador do evento junto com o Sindicato e a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil e do mobiliário da Bahia (SINTRACOM e FETRACOM). Os três são filiados à CTB.

O objetivo do Seminário é capacitar os dirigentes sindicais a dirigir suas bases e produzir a conscientização e a mobilização que o momento de concentração de riqueza e de precariedade crescente para os trabalhadores exige.

A primeira conferência do evento foi apresentada por José Dinis, Secretário da UITBB e Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Construção de Portugal. O tema foi “as formas de contratação e trabalho decente”. Dinis mostrou a precarização a que estão submetidos trabalhadores em todo o mundo. Após sua explanação, companheiros de vários países se posicionaram, expondo situações nacionais e recortes específicos, como o de gênero.

Em seguida o companheiro Fernando Cardona, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção da Colômbia, apresentou um vídeo e abordou a condição dos trabalhadores da construção em seu país e o direito de associação. Mostrou as diversas formas de ataques dos patrões aos direitos dos trabalhadores e a costumeira usurpação de leis, o que é comum em todo o continente.
O companheiro Luis Alberto Villanueva, Secretário de Organização dos Trabalhadores da Construção do Peru, falou sobre o mercado de trabalho no Peru e as formas de contratação. Falou também sobre a postura combativa da Federação peruana e sua luta num país em que o enfrentamento tem contornos policiais.

O impacto da crise na qualidade de vida dos trabalhadores na América Latina e no Caribe foi o tema de Carlos Antônio de Dios Oquendo, Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da construção de Cuba. Para ele, a crise internacional capitalista é ideológica e sistêmica, atinge todos os trabalhadores, particularmente os de Cuba devido ao embargo imposto à ilha.

Antônio Lopes de Carvalho, Presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo, e Otoniel Ramires, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e da Madeira da Colômbia, fecharam o Seminário. Eles exploraram as formas de organização e as possibilidades de fortalecimento da FLEMACOM.  Lopes deu uma visão geral do movimento sindical no país, separando os tipos de Sindicato que a FLEMACOM quer atrair. Nos debates, ficou evidente que é preciso aproveitar o momento político positivo em vários países e fortalecer a ação dos sindicatos filiados para atrair novos membros.  A proposta de realizar uma jornada unificada de lutas, a ser debatida em uma Conferência da FLEMACOM em maio de 2011, em Cuba, contou com a concordância de todos.

UITBB faz seu 15º Congresso em Salvador

De 06 a 08 de dezembro, Salvador também sedia o 15º Congresso da UITBB – União Internacional de Sindicatos e Federações de Trabalhadores da Construção e da Madeira. A abertura se deu no começo da tarde do dia 08, com a particpação de José Diniz, secretário-geral da UITBB e da Federação dos Trabalhadores da Construção de Portugal e João Batista lemos, secretário adjunto de relações INternacionais da CTB.

No Congresso será feito um balanço das ações da entidade nos últimos 4 anos, haverá o debate de conjuntura e políticas específicas, definidas diretrizes para o próximo mandato da UITBB e eleita a nova Direção. Três entidades filiadas à CTB são membros da UITBB, participam do Congresso e podem compor a nova direção: o Sindicados dos Marceneiros de São Paulo, O Sindicato e a Federação dos Trabalhadores na Construção e na Madeira da Bahia. O companheiro Antônio Lopes de Carvalho, Presidente do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, é candidato à presidência da UITBB para o próximo mandato de 4 anos.

flecom_bergamini2
José Dinis (microfone) ao lado de Batista Lemos,  Antônio Lopes e Lucia Maia, entre outros

Trabalhador da Construção é candidato a presidente no Peru

Outra boa notícia vem do Peru. O companheiro Mário Huaman, presidente da Federação dos Trabalhadores da Construção e da Central Geral de Trabalhadores do Peru, é candidato a presidente da República. Sua candidatura foi lançada em uma conferência da Federação realizada no dia 26 de março deste ano. Mário é membro do Partido Comunista peruano e, neste momento, busca alianças para lançar uma candidatura mais ampla.

O companheiro Antônio Lopes de Carvalho, Presidente do Sindicato os Marceneiros de São Paulo, valendo-se da experiência brasileira, estava na conferência da Federação Peruana e foi quem primeiro colocou a idéia de lançar um candidato operário à presidência da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.