Uruguai: Tabaré Vázquez está de acordo com padrão nipo-brasileiro de TV Digital

O ex-presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, disse estar “completamente de acordo” com a decisão do Poder Executivo de adotar o padrão nipo-brasileiro para a televisão digital, segundo publicou hoje a imprensa do Uruguai.

Vázquez afirmou que “em uma grande região como a América do Sul, onde oito grandes países e outros dois (Colômbia e Uruguai) optam por outra [TV digital], é evidente que o mais inteligente é pensar em seguir a região”.

“Quando nós tomamos a decisão pelo padrão europeu, dissemos que o faríamos, porém com o desenvolvimento deste fenômeno tecnológico inovador na região poderiam surgir elementos para mudar a visão que tínhamos em 2006”, disse o ex-presidente.

Segundo as previsões do governo, em 2015 acontecerá um “apagão analógico” e entre 2011 e 2012 começará a transição para este novo sistema.

Segundo acordos alcançados com o Brasil, o Uruguai implementará o sistema japonês com tecnologia deste país, o qual realizará também um importante investimento industrial e financiará a instalação do sistema.

O governo brasileiro também oferecerá assistência à digitalização da televisão uruguaia através do apoio técnico entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a uruguaia Antel.

O governo uruguaio anunciou na última terça-feira a opção pela utilização do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terestrial).

O Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Paraguai Costa Rica, Equador já adotaram este padrão.

ANSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.