Centrais sindicais negociam novo piso regional no RS

Dirigentes de seis centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e NCST iniciaram na terça-feira (8) as negociações com o governador Tarso para a definição do novo salário mínimo regional. O projeto com o índice de reajuste a ser acordado deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda em fevereiro. A vigência do novo salário, que atinge 1,130 milhão de trabalhadores gaúchos sem dissídio e acordo coletivo de trabalho, é em março.

As centrais propõem reajuste de 17,33%, sobre as quatro faixas salariais atuais do mínimo. O índice corresponde à média do PIB dos últimos dois anos, do Estado e do país, acrescido do INPC acumulado dos últimos 10 meses, mais um percentual do acúmulo da perda do piso regional, desde sua criação, em 2001.

Para o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT/RS), Celso Woiciechowkski, o encontro significou o começo de um diálogo forte e transparente. “Abrimos a mesa de negociações, apresentamos proposta e estamos abertos para construir outra alternativa”, disse. O diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, saiu do encontro otimista. “O governador manifestou concordância com a manutenção do piso e em relação a reposição das perdas sofridas nos últimos anos”. Ele também observou o simbolismo do encontro das centrais com o governador. “Há muito tempo os trabalhadores não eram recebidos no Piratini”, observou.

No encontro, o governador Tarso Genro destacou aos dirigentes sindicais um fato relacionado ao poder de compra do salário mínimo nacional e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O mínimo, lembrou o governador, somente foi valorizado depois de ter sido objeto de análise no Conselho. Por essa razão, ele não vê problemas, nem qualquer prejuízo, se a pauta do piso mínimo regional for também objeto de discussões no CDES-RS.

De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, Governo do Estado e centrais sindicais deflagaram processo de abertura de negociações. “Hoje foi a primeira reunião. Recebemos a proposta. Vamos analisá-la e em cima dessa análise encaminharemos a matéria para a Assembléia”. Segundo Pestana, como o CDES-RS será constituído a partir de março e piso terá que vigorar a partir de março, o debate da política do mínimo regional, no Conselho, ficará para os próximos anos.

Pelas centrais, ainda participaram Paulo Barck, presidente da União Geral de Trabalhadores (UGT-RS), Luis Carlos Barbosa, Telmo Camargo, vice-presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST-RS), o vice-presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB-RS), João Alberto Fernandes, e o supervisor técnico do escritório regional do Dieese-RS, Ricardo Franzoi. Representando o governo estiveram também o secretário-Geral de Governo, Estilac Xavier, e o secretário-chefe de Gabinete, Vinícius Wu.

Com informações do Vermelho e agências (foto: Caco Argemi)