Metalúrgicos do Maranhão dão largada para Campanha Salarial 2011

Em assembleias gerais realizadas nas portas das empresas Alumar, São Marcos e CEM, e com trabalhadores das demais empresas no Sindmetal, foi aprovada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011 dos metalúrgicos do Maranhão .

As assembleias aconteceram ao longo do dia 2 de fevereiro, quando foi apontado pela categoria, a realização de uma Campanha Salarial de muita luta, visto que os salários em São Luís estão defasados em relação ao restante do Brasil.

Os trabalhadores não suportam mais os baixos salários, ficou demonstrado na assembleia, que neste ano, estão dispostos a não só fazer paralisações de advertência, como greve por tempo indeterminado, caso não haja uma postura séria e de negociação dos Patrões, que reponha as perdas e eleve o poder de aquisitivo da categoria.

As falas dos trabalhadores de outro lado, demonstraram a grande insatisfação que vem acometendo a categoria local, que sinaliza repetir a forte migração de mão-de-obra para outros Estados, assim como aconteceu nas décadas de 70, 80 e parte da de 90.

De acordo com Joel Nascimento, presidente do Sindmetal, o momento atual e propício para sair do Estado, já que, grandes obras estão começando, a exemplo da construção e reforma de pelo menos doze Estádios para Copa do Mundo de 2014, além de grandes hidrelétricas a serem construídas. “Infelizmente, pela falta de atuação do poder público, pela ganância e falta de visão de grande parte dos Empresários locais, perderemos muito de nossa mão-de-obra especializada para outros Estados, o que já e realidade”, finalizou Joel.

A política de desvalorização do trabalhador é tão intensa, que por exemplo os trabalhadores da Alumar estão migrando em grande escala para a Empresa Vale.

Para a diretoria do Sindmetal, esse é o reflexo da postura dos Patrões ao longo das últimas negociações. “Em 2011, o Patronato que venha com atitude para a mesa de negociação, para que os trabalhadores recebam seus reajustes dentro da Data-base e que haja um ganho real satisfatório com ampliação dos demais direitos, caso contrário, a conjuntura nas fábricas de São Luís é altamente favorável a utilização de todas as ferramentas legais que a categoria tem, inclusive a Greve Geral por tempo indeterminado”, comentou Gersão, diretor intersindical.

Para os trabalhadores da 2ª faixa, por exemplo, o piso reivindicado é de R$ 874,00 para Auxiliar e de R$ 1.179,90 para Profissional.

Fonte: Sindmetal MA