Rodoviários em BH anunciam greve

Motoristas e cobradores de ônibus de Belo Horizonte decidiram nesta quinta-feira (10) em assembleia da categoria entrar em greve na próxima segunda-feira (14). O motivo seria o aumento do salário e do vale-refeição, além de melhoria nas condições para pagamento de participação nos lucros das empresas.

O Sindicato dos Rodoviários pretendem parar até que haja acordo salarial com aumento de 16%, pois segundo o coordenador de finanças da entidade, os patrões oferecem 8%. E ainda querem que os funcionários retirem as ações trabalhistas para participação nos lucros, além de terem definido que só vão receber aqueles trabalhadores que não se envolveram em acidentes ou qualquer outro tipo de ocorrência em 2010.

Já pensando na possibilidade de greve dos rodoviários da capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou um ofício ao Ministério Público Estadual para que os promotores interfiram na greve e asseguram a continuidade do serviço de transporte público.

De acordo com a BHTrans, Belo Horizonte conta com 2.854 ônibus, distribuídos em 296 linhas convencionais. Cerca de 1,5 milhão de pessoas são transportadas diariamente pelos coletivos transitam de coletivos.

Ainda segundo a empresa, os 285 micro-ônibus que atendem 25 linhas suplementares continuam rodando normalmente durante a greve dos rodoviários.

Com informações das agências