Educadores de Jequié (BA) votam pela NÃO participação na Jornada Pedagógica 2011

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal aprovaram em assembleia realizada na manhã de hoje (14), por unanimidade, pela NÃO participação da categoria na Jornada Pedagógica 2011, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e reafirmaram que só voltarão às aulas após o atendimento à pauta de reivindicação. Em Estado de Mobilização desde dezembro de 2010, a categoria entende que a luta pelo funcionamento adequado do sistema de ensino e pela valorização profissional é indispensável, portanto faz-se necessário mobilizar para exigir respeito à Educação.

Antes da assembleia, dirigentes da APLB/Sindicato e professores representantes do Comando de Greve estiveram reunidos no prédio sede da Prefeitura com o Executivo Municipal acompanhados dos Vereadores João Cunha e Nara Rúbia [solicitantes da reunião], no sentido de antecipar a audiência agendada com o executivo municipal para o dia 24 de fevereiro.

Não houve o entendimento esperado, pois o Prefeito Luiz Amaral foi irredutível e afirmou que a data da audiência está mantida e que não sofrerá alterações, demonstrando, juntamente com sua equipe, o não comprometimento com a educação do município. Ele ainda assegurou que a Empresa Lemos Passos reassumirá a alimentação escolar na rede municipal, contrariando a Resolução 38 e demais mecanismos legais, os quais garantem que a gestão do Programa de Alimentação Escolar  seja centralizada, como também a notificação das Técnicas do FNDE, quando vieram fazer inspeção no município.

Confira os encaminhamentos da assembleia:

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação decidiram por unanimidade não participar da Jornada Pedagógica 2011, afirmaram ainda que só retornarão as aulas após o atendimento da pauta de reivindicação;

Nova assembleia no dia 16 de fevereiro, às 16h, no auditório do sindicato, e em seguida com manifestação na abertura dos trabalhos legislativos, quando o Prefeito estará presente.