Operação carnaval 2011: Sindseps e prefeitura de Salvador assinam acordo

Após diversas negociações, mobilizações e paralisações de servidores e da Guarda Municipal, o Sindseps (Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal do Salvador) e a Prefeitura municipal assinaram o acordo que prevê o incremento nos valores da remuneração das horas trabalhadas dos servidores municipais.

A administração municipal já havia se comprometido com os seguintes itens da pauta de reivindicações: priorizar os servidores municipais na contratação para a Operação Carnaval, ocupar os cargos de chefia por servidor que atua na área, manter a denominação dos cargos, e efetivar o pagamento na folha de abril. A Diretoria do Sindseps negociou exaustivamente com a Coordenação do Carnaval – Edvaldo Brito, vice-prefeito, coordenador, Lisiane Guimarães, chefe interina da casa civil, e Péricles Santana, representante da SEPLAG – um reajuste maior para a hora trabalhada das diversas funções, o acordo assinado foi o seguinte:

•      Agente de operação, motorista e assistente técnico administrativo – R$14,00
•      Agente de transporte e trânsito, agente de fiscalização de serviços públicos, agente de salvamento aquático, Guarda Municipal
• Técnico de apoio à saúde NM – R$18,00
•      Auxiliar e Técnico de Enfermagem – R$23,50
•      Supervisor – R$22,00
•      Coordenador Setorial – R$ 23,00
•      Coordenador Geral – R$33,00
•      Engenheiro /arquiteto – R$ 55,00

Tickets Alimentação
•      Para jornada de 12 horas – R$30,00
•      Para jornada de 8 horas – R$24,00
•      Para jornada de 6 horas – R$ 12,00

Os servidores conquistaram com o acordo a garantia de efetivos mínimos e abono de faltas durante as paralisações. A Sucop comprometeu-se a colocar 250 servidores para trabalhar na Operação Carnaval e a reduzir o número de terceirizados.

EFETIVO DA GUARDA MUNICIPAL
Os servidores da Guarda Municipal conquistaram o efetivo mínimo de 737 homens e mulheres para trabalharem durante todo o Carnaval, totalizando 84 horas. Mas o Sindicato, ouvindo os servidores em assembléia, e que paralisaram suas atividades na manhã desta sexta-feira para garantirem um melhor acordo, vai propor, na negociação com o superintendente da SUPREV, nesta sexta-feira à tarde, que o maior número de guardas seja contemplado com a oportunidade de trabalhar no Carnaval, organizando uma escala com o mínimo de 60 horas trabalhadas.

VALORIZAÇÃO DO TRABALHAO E DO TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO
Para Jeiel Webster, coordenador geral do Sindicato, o acordo assinado é fruto da mobilização dos servidores que almejam reconhecimento dos serviços prestados à população, e no Carnaval vêem a oportunidade de executarem um serviço extra, mas buscam, sobretudo, ser bem remunerados. “É preciso garantir prioridade ao servidor que deseja trabalhar no evento, barrando injustiças praticadas, anos anteriores, quando pessoas alheias à máquina municipal foram contratadas como terceirizadas, sem conhecer a realidade da cidade, e ainda com remuneração maior, por isso o Sindicato afirma que a prioridade é a valorização do trabalho e do trabalhador do serviço público.

Os serviços são ininterruptos; dia e noite o cidadão e o folião são atendidos pelos servidores de diversas secretarias com qualidade, prestando, os seguintes serviços: saúde – Secretaria Municipal de Saúde, transporte e trânsito – Transalvador, organização do comércio informal – Sesp, Secretaria de Serviços Públicos, orientação aos cidadãos e segurança do patrimônio – Guarda Municipal – Susprev, Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, fiscalização de trios, camarotes e uso de marquises – Sucom, Superintendência do Uso e Controle do Solo do Município, infraestrutura urbana e pavimentação – Sucop, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador, entre outros.” Concluiu.

fonte: Sindseps