Chanceleres celebram entrada em vigor do Tratado Constitutivo da Unasul

Chanceleres e representantes dos 12 países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) se reuniram, na sexta-feira passada (11), em Quito, no Equador, para celebrar a entrada em vigor do Tratado Constitutivo da Unasul. O bloco dos países sul-americanos é formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

“Ratificamos os princípios reitores da integração sul-americana na busca da justiça social com equidade, inclusão social, solidariedade, cooperação, cultura de paz, identidade, respeito ao sistema democrático e aos direitos humanos universais”, destacaram na declaração do Conselho de Ministros de Relações Exteriores do bloco.

De acordo com o comunicado, a Unasul é um “marco” para o avanço de um espaço de inclusão, participação e fortalecimento dos povos sul-americanos. “[…] por isso hoje celebramos o início da construção da sede da Secretaria Geral da Unasul como expressão de nossos mais caros anseios de convivência pacífica e desenvolvimento na região”, alegraram-se.

A secretaria geral do bloco será divida nos próximos dois anos entre a colombiana María Emma Mejía e o venezuelano Alí Rodríguez. Informações revelam que Mejía, chanceler da Colômbia entre 1996 e 1998, atuará na secretaria geral durante este ano; e Rodríguez, atual ministro de Energia Elétrica da Venezuela, ficará à frente da secretaria em 2012.

A decisão foi acordada entre as nações durante a reunião que oficializou a personalidade jurídica da União. A sede da Unasul funcionará em Mitad del Mundo, localizada ao norte de Quito, Equador. O edifício receberá o nome do ex-presidente argentino Néstor Kirchner e deverá ficar pronto no próximo ano.

Em entrevista à Telesur, Ricardo Patiño, chanceler do Equador, afirmou que a Unasul trabalhará principalmente em projetos de “desenvolvimento, saúde, e inclusão econômica e energética”. Da mesma forma, chamou atenção para a consolidação do Banco do Sul, que, na visão dele, é “um desafio importante para Unasul”.

A entrada em vigência do Tratado Constitutivo da Unasul foi recebida com bons olhos pela Comunidade Andina (CAN). Na sexta-feira, Adalid Contreras Baspineiro, secretário geral da Comunidade, saudou a formação jurídica do bloco e expressou sua aprovação pela nomeação de Mejía e Rodríguez como secretários gerais pelos próximos dois anos.

Para Baspineiro, a Unasul terá um papel importante não só na geração de consensos na região, como também no aprofundamento da integração e da cooperação entre as nações sul-americanas.