Chávez suspende programa nuclear da Venezuela

O presidente Hugo Chávez anunciou nesta terça-feira (15) a suspensão do projeto para a construção de uma usina nuclear na Venezuela, após o grave acidente ocorrido na central japonesa de Fukushima.

– Determinei ao ministro da Energia, Rafael Ramírez, o congelamento dos planos que promovíamos e os estudos preliminares sobre o programa nuclear pacífico venezuelano.

O anúncio foi feito pelo presidente em ato público divulgado pela TV estatal. A Venezuela firmou em 2010 um acordo com a Rússia para construir sua primeira central nuclear, uma decisão que irritou os Estados Unidos. Mas os incidentes em Fukushima preocuparam o líder venezuelano.

– O que ocorreu nas últimas horas é extremamente perigoso, para todo o mundo, porque apesar da grande tecnologia que tem o Japão, olhem o que está acontecendo com alguns reatores nucleares… Isto vai alterar de maneira muito forte os planos de desenvolvimento da energia nuclear no planeta.

Risco de acidente nuclear

Uma série de problemas graves afeta a central nuclear de Fukushima, localizada a 250 km a nordeste de Tóquio, desde o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira (11). Todos os seis reatores apresentam problemas, sendo que quatro deles já pegaram fogo e dois estão superaquecidos.

Desde então, cada um dos reatores 1, 2 e 3 registrou uma explosão, assim como o 4, que no momento do terremoto estava em manutenção. Essa explosão, provocada nesta terça-feira por hidrogênio, iniciou um primeiro incêndio que perfurou o teto do edifício desse reator.

Esse primeiro incêndio foi apagado nesta terça-feira pelo Exército americano.
Preocupadas com os ricos da radiação, centenas de pessoas estão deixando o Japão. A tensão tornou-se maior quando foram detectados níveis anormais de radiação na capital do país, Tóquio.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.