Após paralisação, trabalhadores da Dambroz (RS) conquistam participação nos lucros

Mais de 300 trabalhadores da Dambroz, localizada em Caxias do Sul, paralisaram as atividades por quase três horas na manhã desta terça-feira, dia 26, em frente à empresa, no km 148 da BR-116.

A paralisação iniciou por volta das 7h, após assembleia promovida pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Os trabalhadores decidiram não entrar na fábrica para reivindicar a inclusão no Plano de Participação de Resultados (PPR). Por volta das 9h, a diretoria da empresa convocou os representantes dos trabalhadores para a negociação. Em pouco mais de meia hora de conversação, sindicalistas e empresários acertaram que o PPR será pago no mês de junho, bem como a empresa assinará adesão ao programa de licença maternidade de 180 dias.

O valor do PPR está sendo calculado pelos gestores da empresa, que devem apresentar a proposta na tarde desta quarta-feira, dia 27, em uma nova reunião com a diretoria do Sindicato. Os benefícios também serão estendidos aos trabalhadores da Equipamentos Mecânicos Damcar, outra unidade da Dambroz.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Lendro Velho, o resultado da negociação se deve à união dos trabalhadores que se recusaram trabalhar sem obter o benefício. “Só com a mobilização dos trabalhadores é que conseguimos avançar e conquistar benefícios e melhores condições de trabalho”. Após o anúncio da proposta aos trabalhadores, o vice-presidente colocou em votação para a assembleia a contrapartida dos trabalhadores que seria abrir mão da antecipação de parcela do 13ª prevista para o próximo mês. A proposta foi aceita por unanimidade e os trabalhadores iniciaram a jornada de trabalho, com a condição de que as horas paradas não serão descontadas do salário.

Fundada em 1ª de março de 1945, a Dambroz está estruturada em quatro Unidades de Negócio: Fundição de Ferro e Aço, Máquinas para Madeira, Perfilados em chapa de Aço e Implementos Rodoviários e conta com cerca de 300 trabalhadores.