Funcionários dos Correios de Pernambuco podem entrar em greve

No dia 19 de abril, os trabalhadores dos Correios em Pernambuco aprovaram estado de greve. O motivo é o processo de negociação sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que vem se arrastando há bastante tempo sem resultados positivos para a categoria. De acordo com a diretoria do SINTECT-PE, o que poderia ser algo simples tornou-se uma batalha política e jurídica, por causa da falta de compromisso do governo para com os trabalhadores.

Nesta negociação da PLR, após muito tempo de enrolação, a empresa apresentou uma proposta de pagamento no valor de R$ 4.400 para a direção da empresa e de R$ 880 para a maioria dos trabalhadores. O que significa que só a direção e chefia vai pegar o maior valor. “Para quem teve um lucro líquido de 826 milhões poderia separar 220 milhões sem impactos negativos. Essa proposta da empresa além de ser rebaixada e discriminatória, não atende a reivindicação da categoria”, afirma Geraldo Rodrigues, Membro da comissão permanente da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) e de negociação da PLR representando a CSP-Conlutas.

Entre outras reivindicações, a categoria quer que o montante distribuído seja igual para todos e que o percentual seja de 25% do lucro liquido da ECT. Além disso, exige que a empresa apresente ao conjunto dos trabalhadores o seu lucro bruto que até agora não foi divulgado. Diante dessa realidade, os trabalhadores dos Correios se reúnem em Assembleia Geral nesta terça-feira (26), às 19h30 para deliberar pela paralisação ou não a partir da 00:00h do dia 27 de abril por tempo indeterminado. Com informações da assessoria do SINTECT-PE.