Eleições no Sintratel são marcadas pela participação da categoria

As eleições para a Diretoria do Sintratel  (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo), ocorridas no dia 20 de abril, foram prestigiadas pela categoria em clima transparente e democrático. A comissão eleitoral coordenou  12 diferentes  locais de votação em diversas cidades abrangidas pelo SINTRATEL, com destaque aos municípios de São Paulo, Osasco, do ABCD, Taboão da Serra e Poá.

Segundo Marco Aurélio, atual presidente do sindicato, reeleito pela Chapa 1, foi positiva a participação da categoria, que buscou orientações, estudou as propostas dos candidatos e mostrou o amadurecimento da categoria, que cada vez mais participa ativamente das diversas atividades relacionadas ao movimento sindical.

Obstáculos transpostos

Marco Aurélio também destaca que foram superadas varias dificuldades para garantir  o voto para todos(as), em conformidade com o estatuto social da entidade. Algumas delas foram: turn over praticado no setor telemarketing/teleatendimento; acesso dos operadores(as) aos locais de votação; e segurança e privacidade aos votantes.

Segundo Ronaldo Lopes, membro da comissão de comunicação da Chapa 1 , a nova Diretoria já tem como perspectiva  cumprir o Estatuto da Entidade e seguir o Plano de Ação do Sindicato. Destaca que os componentes da Chapa estabeleceram compromissos com a categoria e não medirão esforços para cumpri-los.

Em constante crescimento

A categoria dos trabalhadores em telemarketing é uma das que mais cresce no país atualmente. – Segundo dados das ultimas pesquisas, o setor de Telemarketing cresceu 550% na ultima década. Já há 1,4 milhões de trabalhadores (as) em telemarketing no território nacional.

Só no estado de SP já são 400 mil trabalhadores (as). A Cidade de São Paulo e a Região Metropolitana da Grande São Paulo emprega um universo de 250 mil trabalhadores(as), ou seja, 18% do território nacional são representados pelo Sintratel.

Fundado em 1992, o Sintratel é o primeiro Sindicato de Trabalhadores(as) em Telemarketing da América Latina e já garantiu diversas conquistas para o setor, como: jornada semanal de 36 horas, aprovação e aplicação do Anexo II da NR17, Convenção Coletiva de Trabalho.