Caixa é multada por desrespeito à Lei dos 15 minutos, em Feira de Santana

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) autuou e multou três agências bancárias da Caixa Econômica Federal, em R$ 200 mil cada uma, na manhã de quinta-feira (6). A medida foi tomada pelo descumprimento da lei dos 15 minutos. Nas agências fiscalizadas foram constatados que os horários foram excedidos em 45 minutos, 50 minutos e até 1 hora de duração.

Segundo o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, as fiscalizações estão sendo intensificadas para verificar se os bancos estão cumprindo com as normas que são estabelecidas por lei.

“Em dias normais o limite máximo de espera é de 15 minutos. Já nos dias que são determinados para pagamentos de impostos o limite de espera é de até 30 minutos, porém o tempo limite foi excedido em todas as agências vistoriadas. Portanto as três agências foram autuadas e multadas e deverão pagar um valor total de R$ 600 mil”, explica.

Ele ainda informa que todos os bancos já foram fiscalizados e alguns notificados, como HSBC, Bradesco e Banco do Brasil. “A partir da próxima segunda-feira (9), vamos fiscalizar estacionamentos e supermercados”, salienta.

Na última segunda-feira (2) o coordenador esteve reunido com representantes do Banco Itaú, Promotoria de Justiça da Bahia, Direito do Consumidor e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O objetivo o encontro foi discutir as melhorias no atendimento bancário.

Fonte : Acorda Cidade e SEEB/Feira-BA