Em São Luís (MA), metalúrgicos promovem protesto contra instransigência da Alumar

Os trabalhadores da Alumar/Alcoa, localizada em São Luís (MA) suspenderam as atividades na linha de produção da empresa na noite de sábado (07). Outra parte dos trabalhadores ficaram de braços cruzados no km 02 da BR-135 (antes do Funil) em protesto que começou às 22:30h e se estendeu até às 4 horas da manhã do dia 8 de maio.

O ato se transformou em vigília contra as atitudes que a Alumar/Alcoa vem realizando contra todos os Metalúrgicos de São Luís. A gerência da empresa proibiu o Sindicato Patronal de divulgar nota na imprensa autorizando as demais empresas do ramo a repassarem o percentual inflacionário do período.

A greve liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís (Sindmetal) e CTB-MA ocorreu em virtude do impasse ocasionado pela Alcoa/Alumar em não querer repassar um reajuste salarial com ganho real, ou seja, com índices acima da inflação do período que foi de 6,36%.

A Alumar/Alcoa é a única empresa do ramo que se opõe ao reajuste mesmo tendo tido um lucro de 309 milhões de dólares somente no 1º trimestre de 2011, com um crescimento de 22%.

De acordo com representantes do Sindmetal, a manifestação foi o terceiro ato da greve da categoria deflagrada desde o dia 14 de abril, quando os trabalhadores paralisaram as atividades ao longo do acostamento da BR 135.

Saúde e segurança no ambiente de trabalho, fim do assédio moral e das terceirizações precárias/fraudulentas, redução da jornada e novo turno de trabalho, são algumas das outras reivindicações.

A gerência da Alumar/Alcoa tentou impedir a greve dos Metalúrgicos através da Justiça. A decisão liminar prolatada pelo Juízo da 2ª Vara do Trabalho determinou que os trabalhadores não bloqueassem a BR 135 – decisão que os trabalhadores sempre cumpriram, pois em nenhuma das paralisações qualquer trecho da BR foi bloqueado – mas que utilizassem de todos os meios legais para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

A diretoria do Sindmetal informa que os movimentos paredistas continuarão até que a Alumar/Alcoa se posicione propositivamente acerca do reajuste salarial dos trabalhadores.
“A Alumar tem mais uma semana para se posicionar propositivamente acerca do reajuste salarial com aumento real da categoria, caso isso não aconteça, continuaremos em nosso movimento reivindicatório”, disse Joel Nascimento, presidente do Sindmetal.

Fonte:www.sindmetal-ma.com.br