Metalúrgicos de Caxias dão pontapé inicial na campanha salarial

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã deste sábado  (7), os trabalhadores metalúrgicos deram pontapé inicial na campanha  salarial 2011. Cerca de 200 pessoas lotaram a sede central do  Sindicato e decidiram os rumos e deliberações da pauta de  reivindicações dos metalúrgicos para este ano.Além do índice de  reajuste salarial de 14% aprovado por unanimidade, outras 69 cláusulas  sociais estiveram na pauta de votações, entre elas o auxílio creche,  vale transporte, auxílio estudo e o piso da categoria, estipulado em 1  mil reais.

“Não podemos abrir mão da participação e mobilização efetiva da  categoria. Isto é fundamental para a construção desta campanha  salarial. Sem luta não há conquistas.” enfatizou o presisente do  Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo.

Segundo Davi Fialkow, consultor econômico do Sindicato, a  justificativa dos patrões de que a inflação se reflete nas negociaões  salariais não pode ser aceita. “Pela lógica, se aumenta a inflação, os  salarios também devem aumentar para acompanhar o crescimento  econômico. O que sabemos é que nunca se produziu tanto e nunca se  lucrou tanto com isso.”

As empresas metalúrgicas tiveram um ano excepcional em 2010. Houve  grande aumento de produtividade e lucratividade. Segundo dados  econômicos publicados nos balanços empresariais, as receitas cresceram  cerca de 50% e os lucros beiraram os 85%.

A partir deste pontapé inicial, as ações afirmativas da categoria  serão consolidadas nas portas das fábricas, em assembleias de  aprovação de dissídio. É neste período que há forte mobilização em  torno das reivindicações pelos reajustes salarias e por mais avanços.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul