Filme de Xica da Silva é relançado após restauração

Xica da Silva, o filme que conta a saga da escrava que se tornou a primeira dama da história brasileira, foi relançado no início do mês, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual (SAv/MinC). O longa, de 1976, foi totalmente restaurado pela Cinemateca Brasileira, por meio do Programa de Restauro da Cinemateca Brasileira.

Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca Brasileira, abriu a cerimônia destacando a importância do apoio da Petrobras e da SAv/MinC a um programa que, ao restaurar obras, cujas matrizes se deterioraram, preserva a memória audiovisual brasileira.

O diretor do Centro Técnico Audiovisual, vinculado à Secretaria do Audiovisual do MinC, e presidente do Conselho da Cinemateca Brasileira, Gustavo Dahl, disse que “o cinema brasileiro é um tesouro escondido, e que o Programa de Restauro da Cinemateca Brasileira, cumpre não apenas o papel de descobrir peças desse tesouro, mas também o de recuperar algumas das peças mais valiosas de nossa cultura cinematográfica, como Xica da Silva”.

Emocionado, Cacá Diegues afirmou que vê como um dos grandes êxitos de Xica da Silva o fato do filme ter aberto um caminho que hoje é trilhado por muitos cineastas, fortalecendo a imensa diversidade temática que marca a produção cinematográfica brasileira.

Fonte: Ministério da Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.