Feliz aniversário, Fitmetal

O histórico dia 1º de Junho de 2010 registra dois fatos auspiciosos para os trabalhadores: a realização da 2ª Conclat – Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras, realizada no Estádio do Pacaembu em São Paulo e que reuniu trinta mil sindicalistas do Brasil inteiro e aprovou bandeiras de luta para o movimento sindical, apoiadas pelas centrais sindicais, de um lado e, a fundação da Fitmetal – Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil de outro, que neste dia reuniu cerca de 400 metalúrgicos do país no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Um ano se passou e hoje constatamos a justeza e a ousadia daqueles (as) companheiros (as) que fundaram a entidade de caráter nacional, cujos sindicatos eram filiados à CTB, CGTB e independentes. Sindicatos fundantes: metalúrgicos de Betim, Lavras, Sabará e Uberlândia (MG), Itatiba e Birigui (SP), Caxias do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ). No segundo semestre do ano passado e início deste mais dois sindicatos se filiaram à Fitmetal: metalúrgicos de São Luis (MA) e Jaguariuna (SP).

No seu congresso de fundação, além de aprovar estatutos, bandeiras de lutas, eleger a 1° diretoria para um primeiro mandato de 2 anos, aprovou-se também a filiação à FSM – Federação Sindical Mundial – defendendo a luta internacional dos trabalhadores. No seu nascedouro, a Fitmetal mostrou de que lado estava na luta política em curso: aprovou, de forma autônoma e independente, a campanha para eleger Dilma Roussef, em continuidade ao ciclo anti-neoliberal e desenvolvimentista iniciado por Lula em 2003.   

A entidade veio para soldar a unidade classista no ramo metalúrgico e já dirigiu de forma organizada um conjunto de atividades tais como: 2 seminários – 1 em São Paulo no ano passado para promover a integração dos 42 diretores eleitos e 1 em Salvador, março deste ano, para discutir os setores Automotivo, Naval, Siderúrgico e Eletroeletrônico, que reuniu 140 participantes de 9 estados, registrando nossa presença em 30 sindicatos. Neste ano, em três sindicatos – Betim, Caxias do Sul e Rio de Janeiro – foi feito esforço dirigido e bem sucedido para constituir chapas únicas em unidade com outras correntes.
Esforço neste sentido também foi feito em relação às eleições dos metalúrgicos de Angra dos Reis, mas a CUT lançou chapa própria e numa disputa acirrada venceu a chapa apoiada pela Fitmetal.

Participamos dos 1ºs de Maio unificados, dos congressos dos metalúrgicos do Rio de Janeiro e São Luis do Maranhão e do grande 16º Congresso da FSM, que aconteceu em abril/2011 em Atenas, na Grécia, com uma delegação de oito dirigentes da Fitmetal.
Nossa federação tem sede (Av. Brigadeiro Luis Antônio, 878  – 1º andar – Bela Vista / SP – capital – Fone 3106-0648), página na internet (www.fitmetal.org.br) e também boletim eletrônico.

Nestes dias que corre, estamos mobilizando companheiros de todo o país, em conjunto com as centrais sindicais para uma AUDIÊNCIA PÚBLICA em Brasília, dia 07/06 – 14h, no Plenário 12 da Câmara Federal para discutir as odiosas PRÁTICAS ANTISSINDICAIS.  

O balanço sintético deste período é positivo. Mas temos muito que avançar. Construiremos em futuro breve uma entidade mais portentosa, na luta de idéias, na luta política e social e no encaminhamento unitário das principais reivindicações dos mais de 350 mil metalúrgicos que representamos.  

Ao finalizar estes comentários, saúdo todos (as) da diretoria da Fitmetal e sindicatos filiados e faço minha sincera homenagem ao combativo Marcelino Rocha, presidente da nossa federação, membro da diretoria do Sindicato dos metalúrgicos de Betim, que muito bem tem conduzido este instrumento valioso que é a Fitmetal Brasil.       


Joel Batista é membro da executiva, diretor sudeste e centro-oeste da Fitmetal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.