Sinfa-RJ reabre agenda de negociações com governo

A Caravana do Sinfa realizou um cornetaço na última quinta-feira (02), no bloco C do Ministério do Planejamento. Em apenas 30 minutos de ato, a diretora de Relações de Trabalho, Marcela Tapajós, recebeu o Diretor Nacional da CTB e presidente do Sindicato dos Servidores Civis e Empregados do Ministério da Defesa (Sinfa-RJ), Luís Cláudio de Santana, e informou que até segunda-feira o SRH divulgará a agenda para discutir os critérios da Gratificação de Qualificação (GQ) e Retribuição por Titulação (RT) dos servidores civis do  PCCTM.

Segundo Luís Cláudio de Santana, o Planejamento já entende que a GQ e RT dos servidores civis da Defesa precisa ser discutida de forma diferenciada. “No ano passado, o Sinfa tratou nos grupos de trabalho que os critérios da gratificação para os civis do PCCTM não podem ser estabelecidos de forma geral. Pedimos a alteração do texto, propondo o valor mínimo de carga horária em cursos de qualificação como critério para o recebimento da GQ. Houve consenso entre Ministério do Planejamento e entidades para as seguintes exigências: 180 horas para obtenção da GQ-1; 250 horas para GQ-2; e 360 horas para que os servidores recebam a GQ-3”, relembrou o presidente do Sinfa.

Reunião com Planejamento

Luís Cláudio de Santana participará de uma reunião com a base da Condsef e o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, na próxima segunda-feira, dia 06 de junho, para tratar de assuntos gerais dos trabalhadores do serviço público federal. A regulamentação da GQ (Gratificação de Qualificação) e a RT (Retribuição por Titulação) dos servidores da Carreira de Tecnologia Militar e a criação da GQ e RT para os civis do Plano de Cargos e Carreiras do Poder Executivo serão uma das pautas debatidas no encontro.

Por conta de reunião com a SRH, a Caravana do Sinfa continuará em Brasília lutando pelos servidores civis do Ministério da Defesa. Na segunda-feira, às 9h, estará no Ministério do Planejamento reivindicando as demandas da categoria.

Texto e foto: Fernanda Drumond