Plenária debate organização dos trabalhadores em Sergipe

Dirigentes sindicais de entidades filiadas à CTB participaram na última segunda–feira (06), de uma plenária realizada em Aracaju, Sergipe. O secretário de Políticas Sociais da CBT Nacional, Rogério Nunes, marcou presença no encontro que reuniu representantes dos trabalhadores do campo e da cidade, no auditório do Sindicato dos Bancários. “A plenária foi bastante positiva. Nós tivemos a participação de quase todas as entidades filiadas à CTB no Estado e promovemos um amplo debate sobre o projeto da Central na organização e luta dos trabalhadores”, disse o secretário da CTB.

Rogério reafirmou a importância da CTB em manter a luta pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho sem redução do salário, contra a perseguição a dirigentes sindicais, pela reforma agrária e a agilização nos trâmites das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para o secretário de Políticas Sociais, é necessário trabalhar pela unidade das centrais, a exemplo do que ocorreu no dia 1º de Maio em todo o país, e consolidar a atuação da CTB no Estado.

Neste aspecto, Sergipe ganha destaque. “Nós somos o segundo Estado no Nordeste onde a CTB mais cresceu. Perdemos apenas para a Bahia”, ressaltou Edival Góes, presidente da CTB-SE. Segundo ele, o crescimento da Central em terras sergipanas se deve também ao apoio que a entidade recebe da CTB Nacional. “A vinda de Rogério é um exemplo. Nós tivemos a oportunidade de fazer um amplo debate sobre as conjunturas nacional e internacional e um balanço da luta de cada categoria”, afirmou.

Durante o encontro, os dirigentes sindicais discutiram também a realização de um curso de formadores que acontecerá nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Parque das Águas, em Aracaju. Participaram da plenária, representantes dos bancários, dos servidores da administração geral do Estado, gráficos, enfermeiros, radialistas, bombeiros civis, rodoviários, trabalhadores rurais de Dores, Nossa Senhora Aparecida e Indiaroba, técnicos agrícolas, e trabalhadores da saúde, educação e transporte.

Ao final, eles elegeram 10 delegados que irão participar da reunião do Conselho de Representantes da Central, de 28 a 30 de julho, em São Paulo. Além destes, Edival Góes e Lúcia Moura, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetase), delegados natos por serem membros da direção nacional da Central, também vão participar da plenária. A reunião do Conselho da CTB é realizada a cada dois anos e os delegados terão a incumbência de iniciar os preparativos para o Congresso Nacional da Central, marcado para 2013.

Fonte: Niúra Belfort – CTB-SE