Professores de Salvador encerram campanha salarial com êxito

Os professores de Salvador (BA), juntamente com o ALPB-Sindicato, obtiveram uma grande vitória nesta quarta-feira (8), ao conquistar um reajuste salarial de 19,84%, além de benefícios, encerrando a negociação deste ano com pleno êxito.

Para a diretora de administração Elza Melo, a campanha salarial de 2011 foi um marco para a história do Sindicato. “A categoria certamente ficou muito satisfeita. Enchemos a Câmara dos Vereadores e obtivemos uma grande vitória”, afirmou, logo após o encerramento da votação entre os vereados soteropolitanos.

A Prefeitura da cidade já havia autorizado no início de maio o reajuste para os cerca de seis mil professores. Além do reajuste, o acordo prevê a atualização do piso salarial retroativa a janeiro, com base no piso nacional, no valor de R$ 1.187.

Depois de cinco rodadas de negociações, a APLB comemorou o acordo com a Prefeitura Municipal do Salvador, representada pela SECULT, onde o reajuste conquistado foi o reivindicado. A categoria, em assembleia, aprovou com entusiasmo por esmagadora maioria.

A APLB-Sindicato conseguiu a aprovação de 19,84% para o nível 1 do quadro efetivo e mais 4% para os demais níveis, cumprindo o que foi pactuado o ano passado. Para o quadro suplementar foi atualizado o piso e mantido os percentuais entre os níveis 2 e 3 de 5% e 10%, respectivamente.

Campanhas pelo Brasil

Em todo país, os trabalhadores da educação básica pública têm se mobilizado ao longo das últimas semanas para fazer valer a lei do piso salarial profissional nacional do magistério (PSPN). Desde o julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167) contra a Lei 11.738, diversas greves têm sido deflagradas como resposta da categoria ao desrespeito de muitos gestores à decisão do Supremo Tribunal Federal, que julgou constitucional a vinculação do Piso às carreiras docentes de estados e municípios, inclusive com jornada de trabalho de no mínimo 1/3 (um terço) da composição destinada às atividades extraclasse (hora-atividade).

Portal CTB