Na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, uma comitiva do Rio Grande do Sul vai a Brasília para participar da mobilização pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 33/09, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo.
Na Câmara de Deputados, corre também a PEC 386/09, de autoria do deputado gaúcho Paulo Pimenta. A ‘PEC do diploma’ poderá ser votada naqueles dias, e a Federação Nacional dos Jornalistas promove uma mobilização nacional da categoria em prol do retorno da exigência de formação superior para a profissão.
Do estado estarão presentes o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, o vice-presidente Milton Simas, a diretora Vera Dayse Barcellos e o acadêmico Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo de Estudantes de Jornalismo do Sindicato.
Movimentação semelhante ocorrera em 1º de junho, Dia da Imprensa, quando um grupo de jornalistas de todo o país pediu a votação da PEC do Diploma no Congresso Nacional. Na ocasião, representantes da Fenaj e Sindicatos de Jornalistas marcaram presença na Capital Federal em prol das PECs do Diploma que tramitam na Câmara e no Senado. Os profissionais circularam por gabinetes parlamentares conversando com os legisladores, e o Sindicato gaúcho se fez presente na pessoa de seu presidente José Nunes.
Na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, completam-se dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal de abolir a exigência de diploma em curso superior de Jornalismo para exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas do RS prepara uma grande manifestação para esse dia, com ato público a ser realizado na Esquina Democrática, Centro de Porto Alegre, com concentração a partir das 10h. Ao meio-dia inicia a caminhada pela Rua dos Andradas, reunindo jornalistas, universitários e simpatizantes, com manifestação das lideranças


