Blogosfera progressista protagoniza o II Encontro em Brasília

Uma grande diversidade de temas e debates está programada no II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas do Brasil que começa neste fim de semana, nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília.

Blogueiros entrevistaram o ex-presidente Lula no ano passado

Em uma confraternização que atrairá autoridades e personalidades de todos os cantos do país tem as presenças já confirmadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das comunicações Paulo Bernardo.

A democratização dos meios de comunicação está na pauta dos temas de grande expectativa pelos blogueiros, comunicadores, tuiteiros, e dos internautas das redes sociais. O tema oferece aos participantes a oportunidade de se expressar e trocar experiências contribuindo cada vez mais para a liberdade de expressão e a democratização das comunicações no Brasil.

O último estudo realizado pela SECOM-Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República revela que  96,6% das pessoas que acompanham as informações pelas TVs abertas, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, entre outras, acabam recebendo informações superficiais e as mais relevantes são sonegadas da imensa maioria dos telespectadores.

O crescimento da internet nos últimos anos como meio de comunicação e segundo dados do Ibope, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010. O número representou um crescimento de 9,6% em relação aos 67,5 milhões do quarto trimestre de 2009, segundo dados divulgados pelo instituto.

Os Blogs no Brasil, segundo pesquisa realizada pela empresa especializada em tráfego online, a ComScore, 70% dos brasileiros acessaram blogs durante o ano de 2010, enquanto no resto do mundo a média foi 50%. Durante a campanha política do ano passado a blogosfera teve mais de 40 milhões de acessos de internautas a procura de informações.

Vários outros temas serão abordados no II Encontro Nacional de Blogueiros, a propriedade cruzada, políticos donos de emissoras, renovações de outorgas, propaganda direcionada para crianças, direito de resposta, ausência de programação regional, banda larga para todos, digitalização das TVs e Rádios públicas e comunitárias, marco legal da comunicação.

Outra novidade do encontro será a formação de uma mesa de debates só de representantes do movimento sindical, com o tema “O sindicalismo na era da internet”, estão confirmadas a presença entre os debatedores, Nivaldo Santana (vice-presidente da CTB), Artur Henrique (presidente da CUT), Luis Carlos Mota (Força Sindical), Ricardo Patah (presidente da UGT), Ubiraci Dantas (vice-presidente da CGTB) e Antônio Augusto de Queiroz (Diap-Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Celso Jardim – Portal CTB