Sapateiros de Campo Bom (RS) reivindicam 18% de aumento

Na semana passada numa Assembléia junto ao Sindicato dos Sapateiros a categoria se reuniu para discutir uma proposta referente ao aumento salarial do Dissídio Coletivo 2011.  A primeira Assembléia teve a coordenação do presidente da entidade Vicente Selistre e ainda contou com a presença dos integrantes do Conselho Geral do Sindicato, além é óbvio dos sapateiros.  Compuseram a mesa oficial, além do presidente do Sindicato,  Jaqueline Aurélia Dienstmann; secretária geral, Jonara Dalpiaz; integrante do Conselho Geral; representando a mulher sapateira, Julio Lopes da Luz; vice presidente do Sindicato, Cesar Alex da Silva “Cesinha”; Conselheiro,  Silvio Luis Carneiro; advogado, Victor de Souza; vereador do PC do B, e Sérgio Nivaldo Seibert, vereador do PSB.

Após um amplo debate e avaliação da atual conjuntura os sapateiros presentes aprovaram a Pauta de reivindicações do Dissídio Coletivo 2011.  De acordo com Vicente Selistre, presidente do Sindicato dos Sapateiros, os trabalhadores do calçado sempre foram solidários e parceiros nos momentos de dificuldades. O Sindicato dos Sapateiros desde 1994 vem lutando e tendo posições firmes em defesa do setor calçadista.

O sapato não está morto, não, afinal é a nossa vocação. As crises sucessivas não tiraram a garra e determinação de homens e mulheres que ajudam a construir a riqueza desta cidade.  Agora com o sapato vivendo outro momento e apontando para uma plena recuperação é chegado à hora dos patrões acenarem com a contrapartida, ou seja, conceder aos sapateiros de Campo Bom um aumento Justo – Digno e Real, destacou Selistre que finalizou afirmando: “O Sindicato sempre defendeu o diálogo e a negociação, porém não abrimos mão da defesa dos sagrados direitos dos sapateiros e sapateiras de Campo Bom. Aumento de salário faz bem para Campo Bom, pois reaquece a economia” Este ano uma das lutas do Sindicato será com ênfase ao salário profissional, bem como, participação nos lucros da empresa.

plebiscito-023

Agora o Sindicato estará na porta de fábrica de 22 a 29 de junho para coletar assinaturas do chamado Plebiscito a favor do aumento de 18% e das demais cláusulas aprovadas em  Assembléia.  “A tua assinatura reforça a luta e vai nos ajudar a conquistar o nosso tão esperado aumento. Ao votar SIM você sapateiro estará contribuindo para dias melhores, por mais alimento na sua mesa, por melhores condições de trabalho e respeito aos nossos direitos”, observa Julio Lopes Luz; vice-presidente do Sindicato dos Sapateiros.  Todos os anos os sapateiros de Campo Bom de forma democrática e soberana participam da votação nas portas de fábrica, onde decidem pelo futuro da luta da categoria. Nós estaremos na frente das fábricas coletando assinaturas.

Fonte: Jair Wingert