Ipea disponibiliza livro sobre as transformações da Rússia nos últimos 20 anos

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou na semana passada, durante debate realizado na Universidade de São Paulo, um livro que aborda sob diferentes pontos de vista as transformações pelas quais a Rússia passou nos últimos 20 anos.

“Uma longa transição – vinte anos de transformações na Rússia” é resultado de pesquisa organizada pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea. O trabalho teve início com estudos sobre a internacionalização de empresas e geopolítica do petróleo e gás na Rússia realizados pelos pesquisadores André Pineli Alves e Giorgio Schutte, ambos do Ipea. O projeto foi ampliado com a colaboração de acadêmicos que já trabalhavam com a temática russa.

Entre os temas analisados no livro figuram: a relação atual da Rússia com os países que constituíam a antiga União Soviética, a indústria do petróleo e gás, planos de modernização da economia, expansão internacional das empresas e a política interna russa com a divisão de poderes entre o presidente Dmitri Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin. As pesquisas foram conduzidas visando a disponibilizar análises sobre a história recente da Rússia, oferecer elementos que auxiliem o Brasil a posicionar-se estrategicamente em relação a ela e analisar as soluções encontradas pelo governo e pela sociedade russos para questões relevantes ao seu desenvolvimento.

O Ipea disponibiliza a íntegra do livro na internet, em formato pdf. Clique aqui para ler.

Com informações do Ipea