Fidel Castro – Mais de 50 anos de um novo modelo e muita história pra contar…

Possui Produto Interno Bruto – soma das riquezas dividida pela população – de US$ 3.500 (cerca de R$ 7 mil), considerado pequeno, o que o coloca na 120ª posição entre todos os países do mundo.

Possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,826, o 50º melhor do planeta. Só para explicar, o IDH é a união de longevidade, educação e padrão de vida de um país, que é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Possui expectativa de vida, segundo a ONU, de 77,6 anos – só para comparar no Brasil esse índice é de 70,8 anos.

Possui índice de alfabetização de 99,8% da população acima dos 15 anos, havendo apenas 0,2% da população analfabeta. O Brasil apresenta 11,4% de analfabetos. Segundo o PNUD, este índice é o terceiro melhor do mundo, atrás apenas da Georgia e da Eslováquia.

O PNUD ainda publicou, no mesmo estudo, que este país ocupa a 6ª colocação no Índice de Pobreza Humana (IPH) entre os países em desenvolvimento – um ótimo índice. Para entendimento, quanto mais alta a classificação, melhor o país está. O IPH usa como elementos para o cálculo a probabilidade de sobrevivência após os 40 anos, o analfabetismo, o acesso à água potável e a desnutrição infantil. Comparando mais uma vez, o Brasil ocupa o 22º colocado na lista do IPH, entre os 102 países analisados.

Possui ensino totalmente gratuito de qualidade comparada, segundo a Unesco, aos países mais desenvolvidos do mundo. País que exporta médicos e tecnologia. País que a cada 42 habitantes 1 possui mestrado.

De que país estamos falando?

Este, companheiros, é o país de Fidel, o ‘Soldado das idéias’, que há mais de meio século tenta construir um modelo de sociedade diferente. É verdade que Cuba ainda precisa de muito mais, e ele próprio acredita nisto, mas também acredita que Cuba está no caminho certo e talvez estivesse melhor se não houvesse um muro comercial, o embargo econômico. Tal muro já é nosso velho conhecido, aquele que “revolucionariamente” foi derrubado em 1989.

Éhh, barreiras fixas são mais fáceis de acabar, são vista a olho nu. Porém, muro simbólico, não! E neste aspecto o PIG contribui muito para isso: ditador, comunista, socialista, chavista, repressor… e esses são apenas alguns dos exemplos utilizados pela direita, meia-esquerda liberal, pseudo-esquerda para classificar a atividade política de Fidel.

85 anos. Este é o tempo de vida completado por este Soldado no último dia 13 de agosto. Foi filho, estudante, advogado, soldado, idealista, socialista, comunista (Pois é… quem disse que ser comunista é defeito, para nós é grande qualidade)… Um lutador que a cada suspiro espera construir um mundo mais igual, o qual não é possível ser construído a partir do imperialismo até então praticado. Por uma razão bem simples: desenvolvimento não deve custar a vida de pessoas, ou seja o “Big Stick” não funciona.

Parabéns Fidel Castro, pela trajetória e pela dedicação. E como diria meu companheiro Gabriel Garcia Márquez: “Esse é o Fidel Castro que creio conhecer: um homem de costumes austeros e ilusões insaciáveis, com uma educação formal à antiga, de palavras cautelosas e modos tênues, incapaz de conceber nenhuma idéia que não seja descomunal”.

 


Joanne Mota é graduanda em Jornalismo e pesquisadora de Comunicaçao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.